A Reabilitação Neuropsicológica é um conjunto de atividades personalizadas pensadas levando em conta o histórico médico e as necessidades do paciente. Visa minimizar as consequências das dificuldades de rotina diária, desenvolve a autonomia e tem como resultados o bem e estar e a melhora significativa da qualidade de vida, torna o paciente o mais funcional e independente possível.
A reabilitação busca o restabelecimento físico, psicológico, social e de personalidade e humor do paciente.
Todas as atividades são baseadas em procedimentos e técnicas que tem como base a capacidade de Neuroplasticidade e reorganização cerebral. As tarefas propostas geram uma mudança na estrutura ou função das redes neuronais, que é associada ao fenômeno de recuperação funcional após uma lesão do sistema nervoso. As redes neuronais são modificadas quando ocorre a aquisição de novas habilidades cognitivas ou motoras.
É um processo no qual o paciente e seus familiares trabalham em parceria com o profissional, a fim de possibilitar o potencial máximo de recuperação, lidando ou convivendo melhor com dificuldades cognitivas, emocionais, comportamentais e sociais resultantes de lesão cerebral ou quadro neurológico.
O objetivo do tratamento é objetivando a melhoria de aspectos da vida diária.