A Avaliação Neuropsicológica possibilita conhecer melhor o funcionamento cognitivo, emocional e comportamental do paciente.
Durante algumas sessões ocorrem entrevistas com a psicóloga para conhecer o paciente e seu momento atual, nessas sessões são utilizados alguns instrumentos psicológicos padronizados que auxiliam na compreensão das mais diversas funções cognitivas como atenção e memória, linguagem, percepção visuoespacial, orientação, aprendizagem, humor, raciocínio, funções motoras e executivas.
Todas as informações após serem colhidas possibilitam um conhecimento mais abrangente e holístico do paciente, levando a um relatório final que ajuda no estabelecimento de estratégias de intervenção e Reabilitação Neuropsicológica. A realização de uma Avaliação Neuropsicológica pode ter as mais variadas demandas como o auxílio diagnóstico, prognóstico/evolução, acompanhamento para realização de processos operatórios, estabelecimento terapêutico, acompanhamento em programa de reabilitação e ainda laudos Forense (capacidade civil).
A Avaliação na idade adulta é motivada muitas vezes por lesões encefálicas adquiridas como o AVC, o TCE, processos infecciosos, hipóxia ou anóxia, processos metabólicos e condições tóxicas. Além de situações neuropsiquiátricas como transtorno bipolar, esquizofrenia, depressão e ansiedade.
Um dos quadros de significativa necessidade de avaliação são os declínios cognitivos, comprometimento cognitivo leve e diversas demências, como Alzheimer, de Corpos de Levi, Korsakov, Vascular e Fronto Temporal.