Avaliação neuropsicológica - Reabilita Neuropsicologia
433
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-433,page-child,parent-pageid-158,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,wpb-js-composer js-comp-ver-5.6,vc_responsive
 

Avaliação neuropsicológica

Avaliação Neuropsicológica

A Avaliação Neuropsicológica possibilita conhecer melhor o funcionamento cognitivo, emocional e comportamental do paciente.

Durante algumas sessões ocorrem entrevistas com a psicóloga para conhecer o paciente e seu momento atual, nessas sessões são utilizados alguns instrumentos psicológicos padronizados que auxiliam na compreensão das mais diversas funções cognitivas como atenção e memória, linguagem, percepção visuoespacial, orientação, aprendizagem, humor, raciocínio, funções motoras e executivas.

Todas as informações após serem colhidas possibilitam  um conhecimento mais abrangente e holístico do paciente, levando a um relatório final que ajuda no estabelecimento de estratégias de intervenção e Reabilitação Neuropsicológica. A realização de uma Avaliação Neuropsicológica pode ter as mais variadas demandas como o auxílio diagnóstico, prognóstico/evolução, acompanhamento para realização de processos operatórios, estabelecimento terapêutico, acompanhamento em programa de reabilitação e ainda laudos Forense (capacidade civil).

 

A Avaliação na idade adulta é motivada muitas vezes por lesões encefálicas adquiridas como o AVC, o TCE, processos infecciosos, hipóxia ou anóxia, processos metabólicos e condições tóxicas. Além de situações neuropsiquiátricas como transtorno bipolar, esquizofrenia, depressão e ansiedade.

Um dos quadros de significativa necessidade de avaliação são os declínios cognitivos, comprometimento cognitivo leve e diversas demências, como Alzheimer, de Corpos de Levi, Korsakov, Vascular e Fronto Temporal.

 

Aline G Gonçalves